sábado, 13 de outubro de 2012

Atividade 4.3/4/5


CRECHE MUNICIPAL JARBAS TEODORO FROIS
DURAÇÃO: a partir do dia 15 agosto a 24 de agosto de 2011
CLIENTELA:
Crianças de 2 e 3 anos
ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Identidade e autonomia;
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes, música e movimento
Natureza e sociedade;
INTRODUÇÃO
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.  Portanto é preciso resgatar nossa cultura, os nossos valores e garantir as tradições às outras gerações.
JUSTIFICATIVA
Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por um reflexo (proveniente de quando eram bebes), com uma nova fase: a linguagem.
Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário, onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o folclore. Pensamos aqui, no folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental, como: adivinhas, parlendas, lendas cantigas, brinquedos, danças típicas, receitas de comidas típicas, etc. Essas são as peças que fornece esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca mais se conhece esse a cultura de nosso país.
Sendo o assim o folclore brasileiro é considerado riquíssimo, pois é formado por várias contribuições européias, africanas e indígenas. Portanto o projeto visa possibilitar aos alunos que realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração de todos, e até mesmo o saber que é passado de geração para geração. Por isso discutir em sala de aula que são e o que representam os mais importantes personagens das lendas brasileiras, assim como músicas, brincadeiras, etc., estimula a curiosidade dos alunos e restabelece as tradições orais.
OBJETIVO:
·         Despertar o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural da nossa sociedade;
OBJETIVOS ESPECÍFICO:
·         Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
·         Ter noção do que é folclore;
·         Desenvolver a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
·         Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
·         Desenvolver a criatividade;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
·         No primeiro momento será trabalhado a identidade e autonomia fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes do assunto;
·         Através de um diálogo com os alunos, questionaremos suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos e músicas levando-os ao questionamento;
·         Será trabalhado com lendas, contando histórias e através de desenhos para que os alunos desenvolvam sua coordenação motora;
·         Também durante o desenvolvimento do projeto haverá contos, músicas, parlendas, danças e brincadeiras livres,filme relacionado ao tema,internete para elaboração do projeto,computador para digitação entre outros méis.
CULMINÂNCIA
Será realizado no dia 24 de agosto uma exposição de todas as atividades realizadas durante o projeto para que os pais e demais membro da comunidade possam estar observando a criatividade e a curiosidade de cada criança.
BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA
MENDONÇA, Waldirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. Dente de Leite. Uberlandia MG – Ed. Claranto. 5ª Ed – Março 2005.
PINTO, Gerusa Rodrigues, PINTO, Frances Rodrigues. Dia a Dia do Professor. Belo Horizonte-MG – Ed FAPI. Abril 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário